top of page
logo_skate_vert_fest.png

REGULAMENTO

SKATE VERT FEST
CBER SKATEBOARD SERIES 

 

ETAPA SÃO PAULO - PRAFINHA SKATEPARQUE – 17 E 18 DE FEVEREIRO 2024
   

REGULAMENTO GERAL PARK

1 - Organização e Execução:

Cabe a CONFEDERAÇÃO BRASILEIRA DE ESPORTES RADICAIS a execução técnica da competição esportiva, a PERFORMANCE SPORTS a organização e produção em parceria com o Instituto Família do Esporte e SEME SP e a homologação da Federação Paulista de Skate.

1.2 - Justificativa:

Contribuir para formação do Ranking Paulista de Park 2024 

Formação de Ranking da CBER SKATE SERIES, classificatório para MAIN EVENT com os melhores do ranking na CBER

 

FINALS

As pistas de skate possuem um propósito para qual foram planejadas e construídas, sendo assim, é nosso dever preservar este propósito, conscientizando os skatistas e usuários da importância dessas áreas, trazendo atrativos para estes espaços. Desenvolver a integração social e o incentivo a prática, difundir o esporte e a cultura para formação da cidadania consciente e responsável, defender os interesses do skatista e da sociedade, respeitando e fazendo respeitar uns aos outros, desenvolvendo práticas, valores e ações para um melhor estado de vida.

1.3 – Locais e Horários de Competição

Caberá a CONFEDERAÇÃO BRASILEIRA DE ESPORTES RADICAIS e a FEDERAÇÃO PAULISTA DE SKATE aprovar ou não a pista de skate que irá receber a competição bem como também toda a infraestrutura ao entorno dos locais de competições e suas condições para receber atletas e público.

Local: Prafinha Skateparque – São Paulo – SP

Rua George Eastman, 168 , Real Parque, 05690-000, São Paulo, SP.

SÁBADO DIA - 17/02
Credenciamento Iniciante 09h00 ás 10h30
Credenciamento Amador 10h30 ás 12h00
(OBS.: Inscricões realizadas antecipadamente, não há inscrições no local, realizar através do site www.skatevertfest.com)

INICIANTE Competição das 09h30 ás 13h30 sendo,

bateria 01 - Aquecimento/treino 15 minutos + Competição ( 09h30 ás 10h20)
bateria 02 - Aquecimento/treino 15 minutos + Competição ( 10h20 ás 11h10)
bateria 03 - Aquecimento/treino 15 minutos + Competição ( 11h10 ás 12h00)

 

FINAL INICIANTE (12h10 ás 13h00) 
Aquecimento + Competição

Solenidade de Premiação 13h00 ás 13h15

AMADOR Competição 13h15 ás 17h30

bateria 01 - aquecimento/treino 15 minutos + competição (13h15 ás 14h00)
bateria 02 - aquecimento/treino 15 minutos + competição (14h00 ás 15h45)
bateria 03 - aquecimento/treino 15 minutos + competição (14h45 ás 15h30)
bateria 04 - aquecimento/treino 15 minutos + competição (15h30 ás 16h15)

 

FINAL AMADOR (16h30 ás 17h30)

Solenidade de Premiação 17h30 ÁS 18h00

18h30 Encerramento

 

DOMINGO - 18/02 
Credenciamento OLD SCHOLL 08h30 ás 09H15

Credenciamento FEMININO 09h30 ás 10h00

(OBS.: Inscrições realizadas antecipadamente, não há inscrições no local, realizar através do site www.skatevertfest.com)

 

MASTER bateria 01 - Aquecimento/treino 15 minutos + Competição ( 09h30 ás 10h20)
MASTER bateria 02 - Aquecimento/treino 15 minutos + Competição ( 10h20 ás 11h10)

GRANDMASTER bateria 01 - Aquecimento/treino 15 minutos + Competição ( 11h10 ás 12h00)
GRANDMASTER bateria 02 - Aquecimento/treino 15 minutos + Competição ( 12h00 ás 12h50) 

LEGENDS            bateria 01 - Aquecimento/treino 15 minutos + Competição ( 13H30 ás 14h20)
GRANDLEGENDS  bateria 01- Aquecimento/treino 15 minutos + Competição (  14H20 ás 15h10)

FEMININO AMADOR 
bateria 01 - Aquecimento/treino 15 minutos + Competição ( 15H10 ás 16h00)
bateria 02 - Aquecimento/treino 15 minutos + Competição ( 16h00 ás 17h00)

TODOS FINAL DIRETA

 

SOLENIDADE DE PREMIACAO 
17H00 AS 17H30

 

ENCERRAMENTO - 18H00

 


2 – Modalidade Esportiva, Categoria e Participação

O Skate Vert Fest fomentará gênero masculino Amador, Iniciante, Master, Grandmaster, Legends e Grandlegends.e gênero feminino Amador da modalidade Park-bowl-banks-vert.

Estão autorizados a participar os atletas aprovados pela Federação Paulista de Skate, munidos de sua Carteirinha Federativa, além de amadores livres não federados.

 

O INSTITUTO FAMIILIA DO ESPORTE, A CBER E A FPS como fomentadoras do esporte e no intuito de construir uma trajetória desportiva das categorias de base até a profissionalização, valida como Circuito classificatório para ranking Paulista e CBER.

 

A CBER tem a prerrogativa de não autorizar a participação de atletas que não estejam em condições físicas, psicológicas e sociais a que julgar inadequadas. Bem como aqueles que respondem por ocorrências no Superior Tribunal de Justiça Desportivo da Entidade.

 

INFORMAÇÕES TÉCNICAS PARK MASCULINO: 

Vagas Competidores: por categoria 
40 - Amadores
30 - Iniciantes
15 - Feminino Amador
15 – Master
15 – Grandmaster
15 – Legends e Grandlegends

(podendo haver remanejamento por etapa entre as vagas remanescentes entre as categorias)

Formato:
-    Eliminatória: 3 voltas de 40 segundos, valendo a melhor volta.
-    Final Amador e Iniciante: 6 skatistas (Amador e Iniciante)
-    Demais categorias os resultados das eliminatórias valem como final direta
   
Composição Baterias:
-    Eliminatória: baterias de 07 a 10 skatistas (03 voltas), valendo a melhor volta
-    Final: 1 bateria de 6 skatistas (03 voltas), valendo a melhor volta

Duração das apresentações:
●    A duração de cada apresentação ou volta será estabelecida em cada etapa de acordo com as dimensões da pista durante o visita técnica CBER E FPS.

Eliminatórias - Voltas de 40 segundos – sem direito a rebeat
Finais – Voltas de 45 segundos – sem direito a rebeat


3 - REGULAMENTO TÉCNICO – SISTEMA DE DISPUTA

 

3.1 - TREINOS  
Período previamente estipulado dentro da bateria de competição conforme cronograma do evento onde todos os competidores devidamente inscritos poderão treinar sendo organizados por bateria.

3.2 - APRESENTAÇÕES DE COMPETIÇÃO
Válidas para ambos os gêneros e modalidades em todas as fases: 

a) As disputas oficiais começam ao final do aquecimento, assim que anunciado pelo locutor, e os competidores deverão entrar na pista somente após a autorização do Diretor de Largada, Narrador e/ou ao toque sonoro da buzina. 

b) Durante as disputas oficiais os competidores se alternarão na pista EM ORDEM DETERMINADA PELAS BATERIAS. Cada competidor deve esperar todos os outros competidores se apresentarem para retornarem a área de competição com a autorização do locutor e Diretor de Prova.
 
c) Não são válidas apresentações ou manobras executadas após o término do tempo pré-estabelecido ou caso o competidor realize uma manobra fora da sua vez ou fora da ordem preestabelecida na bateria; 

d) As apresentações podem ser paralisadas, caso exista algum fator externo que atrapalhe a continuidade da disputa. Ex: Goteiras ou avarias na pista durante sua apresentação, objetos indevidos na pista, invasão do público, acidente grave com algum competidor etc. 

e) Todas as baterias terão tempo determinado de aquecimento e reconhecimento de pista de 15 minutos antes do início da disputa propriamente dita, fica reservado a Direção de Prova equalizar o tempo de aquecimento para 10 minutos caso intercorrências venham acontecer.

3.3 - SKATE E EQUIPAMENTOS E MATERIAIS 

a) O competidor é responsável pelo seu skate e seus equipamentos de proteção. Tanto o skate quanto os equipamentos são individuais e todo o competidor deve ter o seu próprio. Caso qualquer peça do equipamento, ou do skate, quebre durante a competição, é de inteira responsabilidade do competidor, não será permitido recondução de bateria. 

b) É aconselhável o uso de equipamento de proteção, principalmente o capacete, contudo não obrigatório.

 

3.4 - BATERIAS DE COMPETIÇÃO

a) As baterias de competição serão divulgadas com maior tempo de antecedência possível e fixadas no painel de informação e/ou Tvs situados na área dos competidores. As baterias também poderão ser divulgadas nos meios eletrônicos, digitais e redes sociais das entidades envolvidas. Além de divulgado pelo locutor.

b) O competidor deve se informar sobre os horários das baterias de competição sendo sua responsabilidade a gestão do tempo para que esteja no horário e local, caso o competidor não estiver presente na pista de competição no horário de sua bateria fica automaticamente desclassificado. 

c) Não é permitida a mudança na ordem de baterias e nem na ordem de competidores, por nenhum motivo, após o sorteio. RESPONSABILIDADE As consequências ocorridas por acidentes em qualquer categoria são de total responsabilidade do competidor, conforme constante no Termo de Renúncia e Isenção que deve ser assinado pelo competidor no ato de seu credenciamento.

3.5 - ESCOLHA DE MÚSICA 

É possível que uma determinada música ou um estilo sugerido de música possa ser usado durante a Jam Session ou treinos de acordo com a possibilidade e disponibilidade do DJ para melhor atender o atleta

 

3 – Sistema de Disputa:

Artigo 3.1 – O sistema de disputa poderá conter as seguintes fases Eliminatórias, Semifinais e Final.

Artigo 3.2 – As baterias serão compostas entre 06 e 10 atletas na fase Eliminatórias dependendo do cronograma e quantidade de competidores, ficando a cardo da Direção de Prova equalizar.

Artigo 3.4 - Nas fases o sistema de disputa será composto da seguinte forma; 

b)    Na fase Eliminatórias cada atleta terá 03 apresentações de 40 segundos, sem direito a “Rebate”, ou seja, caso esse caia antes do final do tempo de sua apresentação o mesmo deixa a área de competição passando a vez para o próximo. 

c)    Na fase Final cada atleta terá 03 apresentações de 45 segundos, com direito a “First Wall Rebate”, direito a rebate na quarta e última volta apenas na primeira parede manobrada sem contar CARVING independente do tempo cronometrado, tendo o reinício de cronometragem. 

Artigo 3.5 – Composição das notas para formação da Classificação Geral será feita através da atribuição de notas de 03 árbitros com aval da Direção de Prova consideradas para a soma e média final

Para efeito de classificação geral, serão consideradas as médias finais das notas da melhor volta, obtendo assim uma classificação geral. Persistindo será considerada a segunda melhor volta.. Persistindo será considerada a terceira melhor volta.. Caso mesmo assim continue o empate os competidores serão chamados para realizar mais uma apresentação.
 
Artigo 3.6 - Das baterias eliminatórias avançam para as finais os 06 melhores entre todos concorrentes, independente da sua bateria, portanto pode-se classificar nenhum ou vários na mesma bateria.

4 – Critérios de Avaliação

A Federação Paulista de Skate através de sua Diretoria de Técnica é única e responsável pela convocação do quadro de árbitros que irão compor a comissão técnica de cada etapa.

i.    Artigo 4.1 – O corpo de jurados será composto de 03 juízes sendo um Head Judge (Juiz Líder, que terá a responsabilidade de analisar e conferir todas as notas e responder por todos os juízes perante eventuais consultas e/ou pedido de revisão de nota por parte de competidores ou responsáveis legais no caso do competidor). Compondo a comissão técnica também todo o processo será acompanhado pelo Diretor de Prova.

Artigo 4.2 – Critérios de julgamento, levando em conta:

a) Utilização da pista: análise do aproveitamento da pista;
b) Velocidade: a rapidez que o competidor desempenha suas performances.
c) Estilo: Individualidade e personalidade em cima do skate;
d) Constância: minimizar erros e valorizar a continuidade/fluidez entre manobras;
e) Dificuldade de manobras: grau de complicação e dificuldade na execução das manobras;
f) Número e variedade de manobras: quantidade de manobras acertadas e variedade delas;
g) Perfeição das manobras: precisão na execução;
h) Criatividade: sair da uniformidade, inventar, ser diferente.

Artigo 4.3 - Cada um dos cinco juízes dará apenas uma nota de 0 a 100 para o desempenho dos skatistas durante cada apresentação. 


Artigo 4.4. - Critérios de desempate (em ordem): considera-se a soma e média das 03 notas da melhor apresentação; a média das notas da segunda melhor apresentação; consideração a soma e média das 03 notas da segunda apresentação; a média das notas da terceira melhor apresentação; consideração a soma das 03 notas da terceira apresentação.


Artigo 4.5 - As notas são comparativas, ou seja, além de estarem relacionadas aos critérios de julgamento, também estão relacionadas às notas de outros competidores.


5 - Penalidades e Recursos:

Artigo 5.1 - Todos os skatistas deverão liberar a área de competição ao término de cada bateria de aquecimento, assim que solicitados para isso, ou haverá advertência. Na reincidência, o skatista fica suspenso do evento;


Artigo 5.2 - Invasão da área de organização ou de julgamento haverá advertência. Na reincidência, o skatista fica suspenso do evento.


Artigo 5.3 - Todos os competidores que tiverem prêmios a receber devem participar da cerimônia de entrega de prêmios, a menos que seja dado o consentimento pelo diretor de prova, ou caso contrário, seu prêmio será embargado e destinado aos fundos da FPS.


Artigo 5.4 - Todo skatista que venha a causar danos ou destruição intencional, danos à propriedade alheia ou danos à imagem do skate, será apresentado perante o Diretor Técnico FPS em consulta ao Diretor de Prova, quando serão então determinadas as penalidades que podem ir de uma suspensão do evento em questão, até suspensão total do ano, e perda de pontos no ranking.


Artigo 5.5 - Infrações e Penalidades:
a) Uso de entorpecentes na área de competição e proximidades: suspensão de seis meses;
b) Agressão física aos Juízes ou membros da Comissão Técnica: suspensão automática do evento;
c) Gestos de insultos aos Juízes ou membros da Comissão Técnica: Advertência e na reincidência, suspensão de seis meses;
d) Ofensas verbais aos Juízes ou membros da Comissão Técnica: Advertência e na reincidência, suspensão de seis meses;
e) Rasgar ou rasurar papeletas técnicas: Suspensão de seis meses;
f) Jogar lixo ou qualquer tipo de objeto na área de competição: Advertência e na reincidência, suspensão de seis meses;
g) Ofensas verbais na área do evento: Advertência e na reincidência, suspensão de seis meses;
h) Danos propositais à propriedade do Patrocinador: suspensão do evento mais custos sob material danificado;
i) Danos à imagem do Skate por indisciplina no local do evento, hotéis, restaurantes etc: suspensão automática anual mais custos sob material danificado;
j) Ofensas à imprensa: Advertência e na reincidência, suspensão de seis meses;
k) Agressão física à imprensa: suspensão automática de 06 a 12 meses.


Artigo 5.6 - As reclamações exacerbadas de pessoas ligadas diretamente a algum atleta (exemplos: team managers, patrocinadores, parentes etc) poderão acarretar em penalidades ao skatista envolvido.


Artigo 5.7 - Todos os envolvidos no evento como patrocinadores, team managers, organizadores, membros da FPS, pessoas envolvidas diretamente nos eventos e imprensa também estão sujeitos a penalidades.


Artigo 5.8 - As penalidades aos infratores serão determinadas pelo Diretor de Arbitragem da FPS em consulta ao Diretor de Prova.


Artigo 5.9 - O infrator terá direito de apelação da decisão junto a Comissão Disciplinar da CBER desde que seja feita por escrito e dentro de um prazo máximo de 48 horas após a formalização da penalidade a ser imposta ao atleta, pela entidade.
 

Artigo 5.10 - Qualquer ponto controverso ou não abordado por esse regulamento será definido pelo Diretor de Arbitragem e Diretor Esportes da CBER junto com o diretor de prova.

CBER – CONFEDERAÇÃO BRASILEIRA DE ESPORTES RADICAIS
VICE – PRESIDENTE
Prof Roberto Herondino Maçaneiro
Cref 033071/G – SP

regua_03.png
bottom of page